Depois do “WWD” e das revistas “Economist” e “Wallpaper” agora foi a vez do blog The Business of Fashion ressaltar o boom do mercado de moda em solo verde e amarelo. “Algo especial está acontecendo no Brasil”, escreveu Suleman Anaya (foto ao lado) que esteve em São Paulo durante a última edição do SPFW. “O país está conquistando seu espaço no cenário global, sendo que a moda tem um grande papel nesta ascensão”.
Na matéria publicada no dia 5 de agosto, Suleman aponta como o Brasil tem se mostrado como terra de grandes oportunidades para grifes como Diane Von Furstenberg, Missoni, Chanel, Louis Vuitton e Gucci _que investem no mercado brasileiro. Um dado interessante da matéria é que, segundo porta-voz da Gucci, a loja de São Paulo _localizada no Shopping Iguatemi_ foi uma das que mais lucrou no ano passado
O blog aponta como alavancas para esse sucesso o favorável cenário econômico _resultado de um clima político e social razoavelmente estável_, o crescimento da classe média e o aumento da renda nacional (ainda que com grande índice de desigualdade), e a própria cultura brasileira que, segundo o jornalista, ajudou a construir um certo apuro estético e de qualidade no consumidor nacional.Além de falar sobre marcas internacionais fincando raízes no Brasil, a matéria ainda cita o crescimento da moda feita por aqui, destacando que uma das maiores virtudes da moda brasileira é que ela é praticamente autossustentável. Ou seja, só o nosso mercado interno já dá conta de movimentar as engrenagens da indústria. Isso também contribui para que marcas locais comecem a estudar planos de internacionalização.
Suleman faz o contraponto citando a alta taxa de importação e exportação como um dos principais problemas a serem resolvidos tanto para grifes nacionais, como para o próprio consumidor brasileiro.
+ Leia na íntegra: businessoffashion.com
créditos_luigitorreffw
Nenhum comentário:
Postar um comentário