A semana em Londres começou com uma homenagem ao estilista Lee Alexander McQueen, que cometeu suicídio em fevereiro deste ano.
Uma missa na Catedral de St. Paul, notoriamente a mais importante do Reino Unido, reuniu cerca de mil convidados: entre eles Anna Wintour, Suzy Menkes, Sarah Jessica Parker, Kate Moss, Naomi Campbell, Stella McCartney, Daphne Guinness, Karen Elson, Stella Tennant, Hussein Chalayan, Antonio Berardi, Roland Mouret e Philip Treacy.
A cerimônia foi aberta com um discurso de Wintour: “McQueen sempre me pareceu inquieto, e nunca ligou para as politicagens do mundo da moda. O único mundo que ele conhecia _e amava_ estava dentro do seu ateliê”. Além de Anna, a editora de moda Suzy Menkes, do jornal “IHT”, também falou ao microfone: “Me lembro da última conversa que tive com o Lee, ele veio me dizer que ossos podiam, sim, ser belos”, numa clara referência à coleção masculina de inverno 2010 de McQueen.
A cantora Björk _que foi uma das melhores amigas de Lee em vida_ apresentou a música “Gloomy Sunday”, de Billie Holiday. Sua voz sobrenatural, a composição intensa e a letra dramática que fala sobre a morte e sobre a dificuldade que as pessoas que ficam têm de lidar com ela foi o suficiente para arrancar lágrimas da plateia de notáveis.
A missa não foi oficialmente captada em vídeo, mas é possível ouvir a gravação original da música na voz da cantora islandesa:
Veja as fotos de quem passou pelo memorial de McQueen .
Anna Wintour, editora da Vogue US
Björk, a cantora islandesa amiga de McQueen que cantou a música Gloomy Sunday
Daphne Guinness
Jefferson Hack
Karen Elson, supermodelo
Kate Moss, supermodelo
Naomi Campbell, supermodelo
Sarah Jessica Parker
Stella McCartney
créditos_andrerodriguesffw
Nenhum comentário:
Postar um comentário